segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ipea divulga estudo sobre setor aéreo

Brasília - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta hoje (31) o estudo Panorama e Perspectivas para o Transporte Aéreo no Brasil e no Mundo. Será às 10h na sede do instituto em Brasília.
Parte da série Eixos do Desenvolvimento Brasileiro, o trabalho aborda as principais questões que estão em evidência e que devem ter destaque nos próximos anos no setor de aviação civil. Apesar de ter foco no Brasil, o estudo apresenta também a história e o panorama mundial para o setor. 
O trabalho será apresentado pelo diretor de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura, Marcio Wohlers, e pela diretora de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais, Liana Carleial, entre outros representantes do Ipea.
Fonte: Agência Brasil


MAIS NOTÍCIAS:
Baixa qualificação atinge indústria
Carro elétrico precisa de consenso
Brasil deve ter segundo maior PIB
Corpus Christi: Intervias inicia operação especial na 4ª feira
Porto de Rio Grande tem fluxo 21% maior
Ferrovia é a solução mais inteligente

domingo, 30 de maio de 2010

Log-In lança ao mar porta-contêiner

É o primeiro navio desse tipo construído no Brasil em mais de 15 anos

Fonte: Portal Exame / Reportagem de Beatriz Olivon
Navio cargueiro porta-contêineres próximo ao Porto de Santos

São Paulo - A Log-In (Logística Intermodal S. A.) lançou hoje (28/05) ao mar o navio porta-contêiner Log-In Jacarandá. Ele possui capacidade para transportar 2.800 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e foi o primeiro navio porta-contêiner construído no Brasil em mais de 15 anos. A embarcação vai entrar em operação no início de 2011 no serviço Atlântico Sul, que liga os principais portos do Brasil e do Mercosul

"Por ser mais eficiente energeticamente e por ter uma grande capacidade de movimentação de carga, a cada viagem este navio pode retirar das estradas brasileiras cerca de 2.800 caminhões, contribuindo para a redução das emissões de C02", segundo comunicado da Log-In ao mercado.Esta embarcação é a primeira de uma encomenda de sete navios, sendo cinco porta-contêineres e dois graneleiros, que a Log-In tem com o Estaleiro Ilha (EISA). O investimento total nas sete embarcações é de cerca de 1 bilhão de reais, e para isso estão sendo utilizados recursos do Fundo da Marinha Mercante através de repasse pelo Banco Nacional de Desenvolvimento  

http://portalexame.abril.com.br/negocios/noticias/log-in-lanca-ao-mar-porta-conteiner-564392.html

 

sábado, 29 de maio de 2010

EcoRodovias compra operadores logísticos por R$ 270 milhões

SÃO PAULO - A Elog - subsidiária de logística da EcoRodovias - fechou a compra do controle dos operadores logísticos Armazéns Columbia e a EADI Sul por R$ 270 milhões.
    A companhia já depositou R$ 50 milhões e o restante será liquidado com a finalização do acordo, que ainda depende da aprovação da Receita Federal. O valor do negócio pode mudar por conta de ajustes contratuais.
    Em fato relevante, a EcoRodovias informa que as unidades adquiridas registraram faturamento bruto de R$ 204 milhões no ano passado.
    A empresa ainda diz que os ativos dessas empresas estão, em sua maioria, localizados às margens de suas rodovias. As duas operadoras atuam em 11 localidades, em uma área total de aproximadamente 1,1 milhão de metros quadrados, incluindo 210,6 mil metros quadrados de armazéns.
(Eduardo Laguna | Valor)Por Valor OnLine - SP
"Mozah" O Gigante dos mares
A gigante ExxonMobil possiu em sua frota o maior navio transportador de GNL (gás natural liquefeito) do mundo. A embarcação Q-Max, batizada de "Mozah" e desenvolvida pela multinacional de petróleo em parceria com a Qatar Petroleum, acionistas na joint-venture Qatargas, promete levar até 80% a mais de carga que os navios convencionais.
CLIQUE AQUI PARA LER O TEXTO COMPLETO



Economistas debatem obstáculos que atrasam o crescimento do Brasil
Um estudo internacional indicou alguns dos motivos para a produtividade ser baixa: transporte muito caro, burocracia e escolaridade baixa.
CLIQUE AQUI PARA LER TEXTO COMPLETO


http://loginteriorsp.blogspot.com

Malha rodoviária brasileira - Na contramão do progresso
Alfândega impede avanço maior do comércio do país

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Santos Brasil adota sistema EDI
     A Santos Brasil está modernizando seu terminal de contêineres (Tecon) no porto Vila do Conde em Belém (PA). O Tecon agora conta com o software EDI (“Eletronic Data Interchange”, intercâmbio eletrônico de dados), que permite a troca de dados dos contêineres movimentados dentro do terminal, o software atualiza e disponibiliza essas informações eletronicamente.
    O sistema ajuda a reduzir a margem de erro e garante maior confiabilidade aos processos, reduzindo custos e facilitando os processos.

DHL aumenta operações na Copa
    A DHL tem se beneficiado com a proximidade da Copa do Mundo na África do Sul. A empresa é a única no Brasil que possui voo direto até o País sede do evento, garantindo 20% de economia no tempo dedicado para o transporte de cargas.
    A transportadora percebeu um aumento de 10% em seu volume de remessas enviadas para a África do Sul, em relação ao mesmo período de 2009. Um dos setores que aumentou a demanda este ano foi o automotivo. As companhias despacham principalmente peças de reposição para carros e caminhões. O setor de construção civil também teve crescimento com o envio de pisos e cerâmicas para hotéis e resorts em construção.  Outros segmentos que influenciaram nesse crescimento foram o alimentício, de papel e celulose e aeroespacial.
   Até o início da Copa, em 11 de junho, a DHL espera aumentar em 80% seu volume de remessas para a África do Sul.


 LEIA TAMBÉM:

DIRIGÍVEL, O FUTURO DA LOGÍSTICA DE TRANSPORTES

Integração entre a cadeia de suprimentos física e financeira: como aumentar o valor

quinta-feira, 27 de maio de 2010

EXTRA ! EXTRA ! NOTÍCIAS LOGÍSTICAS!!!!!!!!!!!!

"Dados de carga, preço do frete e destino são compartilhados para otimizar serviços de logística"
                  O setor de logística brasileiro ganhará um reforço tecnológico que deverá aproximar os caminhoneiros autônomos das transportadoras, facilitando a negociação do transporte de cargas. A empresa Procate - Processamento de Cargas Terrestres desenvolveu um sistema em que as transportadoras inserem os dados da carga, o preço do frete e a localidade de destino, e os caminhoneiros cadastrados consultam os serviços disponíveis em terminais de auto-atendimento, como os usados em bancos. Esse contato direto elimina a necessidade de intermediações e otimiza o serviço. Leia mais: Clique aqui.

“Infra-Estrutura para o amanhã”
                Da conferência ministrada no último dia 19, na Escola do Transporte da CNT, pelo professor Jacques Colin da Université De La Mediterranée podemos tirar inúmeras lições sobre como fazer do Brasil um player mundial, trabalhando para o desenvolvimento de mercados, redução dos custos logísticos e, principalmente, crescimento sustentável. Leia mais: Clique aqui.

"Ministério dos Transportes anuncia obras na Hidrovia do Madeira"
              O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, participou nesta terça-feira (25/5) de um seminário promovido pelo Ministério dos Transportes para anunciar as melhorias previstas para a Hidrovia do Madeira dentro do pacote de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, previsto para o período de 2011 a 2014. Leia mais: Clique aqui.

"Se depender do PAC, gargalos continuam"
          Estudo do Ipea estima que o governo precisaria investir R$ 183 bilhões para melhorar a malha rodoviária; só 13% da verba do PAC é para obras em estradas. 

"Porto do Recife foi área sugerida para projeto, mas existem empecilhos"
Ausência de terminal pesqueiro causa perdas. Impasse sobre obra provoca desperdício de 40% de pescado. Pernambuco ainda não possui um local público para os pescadores e piscicultores desembarcarem seus produtos, enquanto em todo o País existem 23 terminais pesqueiros instalados e outros estão sendo construídos em alguns estados do Nordeste. Leia mais: Clique aqui.

"Ipea: investimento em 2009 foi o maior desde 1995"
Os investimentos do setor público nacional estão avançando de forma constante e chegaram, em 2009, a 4,38% do Produto Interno Bruto (PIB). Esta é a maior marca desde 1995, aponta estudo divulgado hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Leia mais: Clique aqui.

Publicada nova norma que orienta o Comércio Exterior brasileiro

A Secretaria de Comércio Exterior publicou por meio do Diário Oficial da União, a nova legislação que disciplina as operações de Comércio Exterior. 
Em vigor a partir de hoje, a Portaria Secex nº 10/2010 e seus dezenove anexos revoga diversas normas, inclusive a Portaria Secex nº 25/2008, que regulamentava as operações de Comércio Exterior até então, e aborda os assuntos administrativos de interesse ao importador e exportador, apresenta o modo de operação do Regime de Drawback, produtos com tratamentos especiais e limitados a quotas internacionais, entre outros. 
Entre as mudanças de destaque está a inclusão da subseção II à Seção que trata as importações de material usado para administrar o tratamento referente a unidades industriais, linhas de produção ou células de produção. 
De acordo com o normativo, o importador deverá, previamente ao registro das licenças de importação, encaminhar ao Decex projeto de transferência instruído conforme formulário aprovado pelo Anexo A da Portaria nº 10. 
Também foram atualizadas as informações sobre a comprovação das operações amparadas pelo benefício do drawback.
Por Aduaneiras

Log-In recebe amanhã primeiro de sete navios encomendados ao Eisa

BRASÍLIA - O Ministério dos Transportes informou hoje que o ministro Paulo Sergio Passos participará amanhã da cerimônia de lançamento ao mar do primeiro de sete navios porta-contêiner da Log-In Logística. As embarcações foram encomendadas pelo governo ao custo de R$ 1 bilhão.
Do total de recursos a serem aplicados no projeto, mais de R$ 800 milhões serão financiados pelo Fundo de Marinha Mercante. A cerimônia de entrega do navio será às 12h, no Estaleiro Ilha S/A (Eisa), na Ilha do Governador (RJ).
(Rafael Bitencourt | Valor)     Por Valor OnLine - SP

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Governo já estuda novos trechos para trem de alta velocidade

Michelly Chaves Teixeira - O Estado de S.Paulo
O edital do Trem de Alta Velocidade (TAV) que liga São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro ainda não foi publicado, mas o governo brasileiro já se prepara para elaborar os estudos de viabilidade técnica e operacional referentes à construção de novos trechos. Segundo o ministro dos Transportes, Paulo Passos, os estudos para as ligações Campinas-Belo Horizonte e São Paulo-Curitiba e Campinas-Triângulo Mineiro já estão sendo orçados e começam a ser elaborados em 2011.
Durante o evento "Fóruns Estadão Regiões-Sul", promovido pelo Grupo Estado, o ministro disse esperar para o começo de junho o pronunciamento do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o projeto de licitação do trem-bala. Segundo ele, se a resposta do TCU for positiva, o ministério tem condições de publicar o edital em, no máximo, 15 dias. "Acho perfeitamente razoável que em 2016 tenhamos nosso trem de alta velocidade já em operação", afirmou.
Segundo Passos, a integração dos vários modais é vista como prioridade pelo Ministério dos Transportes. Ele destacou que o foco do governo está na ampliação do sistema ferroviário em bitola larga, com trens capazes de transportar um volume maior de cargas, e na estruturação de corredores hidroviários.
"Hoje, 58% de toda carga no País é transportada por rodovias. Cerca de 25% trafega via ferrovias e o restante pelo sistema aéreo, hidroviário e cabotagem. Temos de mudar isso e promover a integração multimodal", disse. Ele ponderou, no entanto, que as rodovias seguirão recebendo a maior parte dos investimentos do setor.

DICAS LOGÍSTICAS!

CURSOS GRATUITOS ON LINE DA FGV:  http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx


A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.


Matérias e notícias:


Logística equivocada impede crescimento e gera prejuízo
O Brasil paga caro por ter estradas intransitáveis, ferrovias obsoletas, aeroportos sobrecarregados, hidrovias subutilizadas e portos entupidos. 
http://logistica-integrada.blogspot.com/2009/06/logistica-equivocada-impede-crescimento.html


Empresas preferem terceirizar logística [Portal Webtranspo]
Um levantamento realizado pela Aslog (Associação Brasileira de Logística) traçou o atual panorama do segmento de logística no País.
http://armazenaemovimenta.blogspot.com/


Pallet de Madeira ou Plástico?
A escolha do pallet adequado pode fazer importante diferença na operação logística de uma empresa.   Os pallets de madeira são mais comuns, mas os de plástico também possuem suas vantagens.
http://ogerente.com/logisticando/2009/01/04/pallet-de-madeira-ou-plastico

Governo argentino veta aumento de voos partindo do Brasil

O aumento do número de brasileiros que viajam para a Argentina já provoca gargalos nas companhias aéreas, que desejam ampliar as frequências para o país vizinho. 
O governo argentino, no entanto, vem se recusando a ceder aos pedidos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), disse nesta terça-feira a diretora-presidente do órgão, Solange Vieira. Ela disse que as saídas para o mercado argentino, que representam 16% dos voos internacionais, tem forte potencial de crescimento no curto prazo.
Atualmente, são 133 frequências semanais para a Argentina. A Anac já solicitou mais 30 ao governo de Cristina Kirchner, que, no entanto, mostra-se reticente, temendo prejudicar as companhias locais. 
"As empresas estão no limite de frequências para a Argentina, e a demanda continua crescendo. Espero que o governo de lá pense a respeito disso, porque eles estão perdendo ao segurar o aumento de voos vindo do Brasil", disse a diretora da Anac, ao participar de conferência de aviação civil entre Brasil e União Europeia, no Rio. 
Os voos internacionais para os Estados Unidos representam 23% do total que sai do Brasil, seguido pela Argentina (16%) e Portugal (10%). Somente com o incremento de 10% nas frequências, a proporção para a Argentina pode subir para 18%. 
Dados da Anac relativos ao ano passado indicam que foram transportados, ao todo, 128 milhões de passageiros, dos quais apenas 12 milhões relacionados a voos internacionais. 
"O mercado internacional no Brasil ainda não é nada, há muito potencial para crescer", observou Vieira. 
Ela comentou também que a Anac trabalha para diversificar os pontos de partida para o exterior. O objetivo é tirar o peso de Rio e São Paulo, e ampliar a presença de cidades do Nordeste, principalmente. Em 2008, 80% dos voos internacionais partiam do Rio ou de São Paulo. 

Iberia 
O presidente da companhia espanhola Iberia, Antonio Vásquez, pediu regras internacionais mais flexíveis para que as empresas possam atuar de forma global. Segundo o executivo, a aviação é um dos poucos mercados globais que ainda é bastante fragmentado. Acrescentou que as empresas não tem liquidez pelo fato de não atuarem em todo o mercado mundial. 
"Não há facilidades para negócios transoceânicos. As políticas nacionais divergem, causando uma grande fragmentação, que é ridícula, se comparada a outros segmentos da economia", afirmou. 
Ele lembrou que na Europa, onde as leis são mais integradas, tem ocorrido um forte movimento de consolidação, e que, apesar da crise, há espaço para ser mantido. A Iberia, segundo Vásquez, está atenta às oportunidade do mercado.
Por Folha OnLine - SP

Pesquisa do Ipea mostra que o estado das estradas brasileiras é péssimo

Mais de 65% das rodovias federais estão em estado deficiente a péssimo. Segundo o Ipea, para dar às estradas brasileiras a qualidade desejável, seriam necessários investimentos de R$ 183,5 bilhões.
A BR-230 é uma das rodovias mais movimentadas do Ceará. É um retrato das estradas brasileiras: buracos, falta de acostamento e de sinalização. Problemas que se repetem em Mato Grosso, Minas Gerais e outros estados. Realidade que o caminhoneiro João Batista conhece muito bem. “Pneu estoura nos buracos, roda empenada, inclusive é o que mais acontece é isso, quebra a mola”, contou ele.
Mais de 65% das rodovias federais estão em estado deficiente a péssimo. Segundo o Intituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para dar às estradas brasileiras a qualidade desejável, seriam necessários investimentos de R$ 183,5 bilhões. De acordo com o Ipea, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) só cobre R$ 23 bilhões, 13% do valor necessário.
O estudo do Ipea mostra que o custo do frete no país é, em média, 28% mais caro do que seria se as estradas apresentassem condições ideais e mais de 60% do transporte de carga no Brasil são feitos pelas rodovias.
Um dos setores mais atingidos é a agricultura. “Se as estradas fossem melhores, portanto os produtores teriam um custo menor e a comida podia estar mais barata no supermercado e na mesa do consumidor”, diz a senadora Kátia Abreu (DEM-TO).
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes diz que o Ipea não contabilizou R$ 10 bilhões destinados à manutenção das estradas. E que até 2015, estão previstos investimentos de mais R$ 50 bilhões.
“Nós chegaríamos, eu diria, pelo menos com 85% da nossa malha rodoviária em estado bom e entre o satisfatório e o insatisfatório, 15%”, declarou o diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot.
Para o Ipea, o governo deveria também aperfeiçoar os contratos de concessão das estradas exigir das concessionárias investimentos na ampliação da malha viária.
“A produção agrícola crescendo, a produção industrial crescendo, nós vamos ter um fluxo maior de movimentação de cargas e estas rodovias concedidas estarão de certa forma congeladas, porque os contratos não preveem ampliação”, afirmou o coordenador de infraestrutura econômica do IPEA, Carlos Campos.
Por G1 - Jornal Nacional

Recuperação de estradas do País deve levar cinco anos, diz governo

Para DNIT, é possível chegar em 2015 com 85% da malha em bom estado. Segundo Ipea, 65% das rodovias estão em estado deficiente ou péssimo.
Os problemas apontados nas estradas brasileiras em estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta segunda (24) precisam de no mínimo cinco anos para serem resolvidos, informou nesta terça-feira (25) o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Segundo o levantamento do Ipea, que é um órgão do governo, sobram buracos e falta sinalização nas rodovias do país.
A BR 230, por exemplo, uma das rodovias mais movimentadas do Ceará, é um retrato das estradas brasileiras: buracos, falta de acostamento e de sinalização. Os problemas se repetem em Mato Grosso, Minas Gerais e outros estados.
Essa é uma realidade que o caminhoneiro João Batista Almeida conhece bem. “Pneu, né, estoura nos buracos, roda empenada, inclusive é o que mais acontece é isso, quebra a mola”, afirmou.
Mais de 65% das rodovias federais estão em estado deficiente a péssimo. Segundo o Ipea, para dar às estradas brasileiras a qualidade desejável, seriam necessários investimentos de R$ 183,5 bilhões. De acordo com o instituto, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) só cobre R$ 23 bilhões, 13% do valor necessário.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) diz que o Ipea não contabilizou R$ 10 bilhões destinados à manutenção das estradas e que até 2015 estão previstos investimentos de mais R$ 50 bilhões.
“Nós chegaríamos, eu diria, pelo menos com 85% da nossa malha rodoviária em estado bom, e entre o satisfatório e o insatisfatório, 15%”, afirmou o diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio .
Custo do frete
O estudo do Ipea mostra que o custo do frete no Brasil é, em média, 28% mais caro do que seria se as estradas apresentassem condições ideais. E mais de 60% do transporte de carga no país são feitos pelas rodovias.
Um dos setores mais atingidos é de alimentos. “Transporte ruim, frete mais caro e também comida mais cara na mesa do consumidor. Se as estradas fossem melhores, portanto os produtores teriam um custo menor e a comida podia estar mais barata no supermercado e na mesa do consumidor”, disse a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Para o Ipea, o governo deveria também aperfeiçoar os contratos de concessão das estradas e exigir das concessionárias investimentos na ampliação da malha viária.
“A produção agrícola crescendo, a produção industrial crescendo, nós vamos ter um fluxo maior de movimentação de cargas e estas rodovias concedidas estarão de certa forma é congeladas, porque os contratos não preveem ampliação”, afirmou o coordenador de Infraestrutura Econômica do Ipea, Carlos Campos.
 Por G1 - Jornal Nacional

Na Argentina, Lula não discutirá barreiras comerciais com Cristina Kirchner

Buenos Aires - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca daqui a pouco em Buenos Aires para participar das comemorações do bicentenário da independência da Argentina, em meio ao atrito envolvendo barreiras comerciais que prejudicariam as exportações do Brasil para o país vizinho. 
A criação de barreiras, ainda informais, à entrada de alimentos enlatados similares aos que são produzidos na Argentina, a partir do dia 1º de junho, já fez com que o governo brasileiro começasse a pensar em providências. 
Mesmo com as declarações da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, no último dia 17, durante a Cúpula América Latina-União Européia em Madri, desmentindo possíveis restrições, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) preparou um documento pedindo a intervenção do governo brasileiro para reverter os cancelamentos de pedidos de mercadorias do país por parte dos supermercadistas argentinos. 
A carta foi enviada ao ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. O Brasil é o maior comprador de produtos da Argentina. 
Hoje (25), durante uma entrevista na embaixada do Brasil em Buenos Aires, assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmaram que essa questão comercial não deve ser tratada durante a visita das comemorações do bicentenário da independência da Argentina. 
Não está prevista nenhuma reunião entre Cristina Kirchner e Lula, que chegará a Buenos Aires às 15h30, com retorno previsto para 20h30.
 Por Agência Brasil

Trânsito portuário será transferido para vias municipais a partir do próximo dia 12

O trânsito portuário será deslocado para as vias municipais a partir do próximo dia 12, informou a diretoria da Codesp durante a reunião do comitê de logística do Porto de Santos. 
O desvio será necessário devido às obras do terceiro trecho da Avenida Perimetral da margem direita do complexo, que fica entre o Contorno de Outeirinhos e a Avenida Siqueira Campos (Canal 4). 
O novo trajeto inclui uma rota alternativa, utilizando a Rua João Alfredo e a Avenida Senador Dantas. A entrada ao cais santista será feita pela Avenida Senador Dantas, seguindo pela Rodrigues Alves até a área portuária, onde será feita uma abertura no muro do Porto. 
Já na direção contrária, os veículos poderão seguir pela Avenida Mário Covas (Porto), depois pela Rodrigues Alves e João Alfredo até a Praça da Santa. 
Durante as obras, algumas linhas de ônibus também terão o seu trajeto alterado. Na direção Ponta da Praia/ Centro, as modificações serão nas linhas 42, 61, 80 e 158. Na oposta, as linhas 80, 8 e 100. O roteiro dos coletivos incluirá a Avenida Senador Dantas, Rodrigo Silva e Canal 4. 
A previsão é que o terceiro trecho da Perimetral seja entregue em 30 de novembro. O serviço está sendo custeada com recursos da primeira versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Serão aplicados R$ 40 milhões na obra.
Por A Tribuna On-line

Cais do Capuaba registra aumento de 45,7% na movimentação de granéis

O Cais de Capuaba no Porto de Vitória (ES) registrou aumento de 45,7% na movimentação de granés no primeiro quadrimestre de 2010, em comparação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram movimentadas 275,8 mil de toneladas de cereais. Em 2009, foram 189,1 mil tonelas. 
Nesse período, as exportações superaram as importações. Em 2010, foram embarcadas 151,7 mil de toneladas, contra 100,7 mil nos quatro primeiros meses do ano passado. O resultado garante um incremento de 50,6% nas vendas extrenas. 
A importação também cresceu 40,2% no período. Em 2009, o desembarque de produtos de janeiro a abril chegou a 88,4 mil de toneladas, enquanto este ano já somou 124 mil de toneladas.
 Por A Tribuna On-line

terça-feira, 25 de maio de 2010

Acordo amplia acesso de aéreas brasileiras à UE

RIO - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou hoje ter fechado, em conjunto com representantes da União Europeia, as linhas gerais de um acordo que permitirá que empresas aéreas brasileiras operem voos que comecem no Brasil e prossigam entre cidades da Europa, como se fossem linhas domésticas. Pelo acerto, que o ministro espera assinar até o fim do ano, uma voadora brasileira poderia iniciar um voo no Rio de Janeiro, ir até Paris, lá receber passageiros e seguir para Frankfurt. 
Detalhes da operação ainda precisariam ser negociados pelas próprias empresas à luz do princípio da reciprocidade, mas está descartada, segundo Jobim, a possibilidade de aéreas europeias começarem a voar em seus países e operarem trechos de linhas em espaço aéreo brasileiro. Os europeus, contudo, também ganhariam agilidade em suas operações.
"Isso significa em síntese o seguinte: os acordos bilaterais que fizermos com qualquer país da Comunidade Europeia se estendem a qualquer país da Comunidade Europeia", explicou Jobim, antes do coquetel de boas vindas da Cúpula sobre Aviação Civil União Europeia- América Latina, que começará oficialmente amanhã no Hotel Sheraton Leblon. 
"Se se assina um acordo com a França, a Lufthansa (empresa alemã) pode utilizar isso, empresas europeias poderão se utilizar do acordo. Isso é muito importante para nós, porque com isso a reciprocidade nos possibilita voo interno dentro da Europa. Dá mais espaço às empresas brasileiras. Hoje não pode fazer isso." 
O ministro explicou, porém, que, para operar linhas domésticas no Brasil, empresas aéreas da Europa dependerão de acordos do governo brasileiro com cada país europeu.
Por WILSON TOSTA Agencia Estado

NTC&Logística/ Sindisan: Caminhões que operam no Porto de Santos terão minutas horodatadas

Fonte: G&A   24/5/2010


Na última quinta-feira (20), o presidente do Sindisan (Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista) e assessor de Portos e Logística da NTC&Logística, Marcelo Marques da Rocha, solicitou que as minutas dos caminhões que operam no Porto de Santos passem a ser horodatadas pelos terminais assim que os motoristas chegarem à fila de embarcação. A solicitação foi feita durante a reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP).
Na ocasião, o presidente realizou uma apresentação aos conselheiros a convite do CAP, elencando as principais falhas no atendimento dos terminais portuários e retroportuários. Entre elas, Rocha destacou a necessidade de os arrendatários horodatarem as minutas no momento em que os veículos chegam à fila. “O procedimento não vai agilizar ou melhorar o atendimento dos terminais. Entretanto, será uma forma de mostrar o tempo parado e fazer a cobrança destas horas aos nossos clientes”, explicou.
Com base nos argumentos do sindicato e também na grande quantidade de empresas associadas que reivindicam este serviço, o presidente do CAP, Sérgio Aquino, decidiu colocar em votação, entre os conselheiros, a elaboração de uma normatização determinando que todos os terminais providenciem a comprovação de data e horário de chegada.
As regras, que foram aprovadas por unanimidade, devem ser publicadas ainda esta semana.

Governo disponibiliza emissor gratuito de CT-e

Fonte:
Jurídico da NTC&Logística
17/5/2010




A Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo passou a disponibilizar em seu site a versão teste do Programa Emissor Gratuito do Conhecimento de Transporte de Cargas Eletrônico (CT-e). O objetivo é substituir os documentos fiscais de transporte de carga em papel.
O software permitirá que os contribuintes enviem CT-e para o ambiente de testes da Secretaria de Fazenda, testando inclusive o uso de seu certificado digital, bem como as funcionalidades do programa.
Para baixar o emissor, gratuitamente, é necessário acessar o site daSecretária de Fazenda do Estado de São Paulo, clicar na opção Emissor de CT-e (Versão de testes), e no portal Emissor CT-e. O acesso é livre a todas as empresas interessadas, independente de fazerem parte ou não do Projeto Piloto do CT-e.
Confira abaixo os requisitos técnicos necessários para uso:
1. Possuir certificado Digital no padrão ICP-Brasil - tipos A1 ou A3
2. Acesso à internet
3. Possuir a versão adequada de JAVA instalado
4. Solicitar seu credenciamento prévio junto à SEFAZ/SP. (Em breve);
5. Configuração de vídeo recomendada: 1024 x 768 

Como instalar:
1. Processador Pentium III ou AMD K6 450 Megahertz ou superior.
2. Memória RAM de 256 Megabytes ou superior. São recomendados 512 Megabytes.
3. Espaço em disco de 98 Megabytes para o Java - JRE 6 e 30 Megabytes para o Programa Emissor CT-e. 
Os CT-es emitidos por esta versão de testes não têm validade jurídica e não substituem os Conhecimentos de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8, e os Conhecimentos de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9.

Necessidade de R$180 bilhões para rodovias e PAC cobre apenas 13%

     As rodovias brasileiras necessitam de R$ 183,5 bilhões em investimentos para dar conta das demandas atuais. Deste total, apenas 13% estão contemplados pela primeira versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), segundo o estudo Rodovias Brasileiras: Gargalos, Investimentos, Concessões e Preocupações com o Futuro, divulgado hoje (24) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
     O estudo também indicou um alto percentual de concessões de trechos à iniciativa privada, 9% do total, contra 2% da média mundial. O país possui mais de 170 mil quilômetros de rodovias pavimentadas, que são consideradas vitais para o transporte de cargas no país, respondendo por 58% do total nacional.
     Uma das conclusões do coordenador de infraestrutura econômica do Ipea, Carlos Campos, ao apresentar a pesquisa, é de que o setor continua carecendo de investimentos, e os recursos do PAC atenderam apenas a uma "parcela mínima" do necessário.


Leia mais: 
http://infologis.blogspot.com/2010/05/rodovias-necessitam-de-r-183-bilhoes-em.html


http://www.ilos.com.br/clipping/index.php?option=com_content&task=view&id=5599&Itemid=27


http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=715548&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=448054&Titulo=PAC%20cobre%2013%25%20do%20investimento%20necess%E1rio%20em%20rodovias%20federais

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A importância do GPS para o transporte rodoviário de cargas no Brasil

As empresas de transporte rodoviário com a crescente concorrência do mercado e a necessidade de melhorar a qualidade de seus serviços perceberam a necessidade de investir em sistemas de rastreamento de veículos para diminuir a incidência de roubo de cargas e melhorar sua logística.


Leia na íntegra:  http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-importancia-do-gps-para-o-transporte-rodoviario-de-cargas-no-brasil/45083

Apenas 13% da produção é transportada por hidrovias

Governo faz obras na Tocantins-Araguaia, que atenderá cinco Estados, do Norte e do Centro-Oeste
CUIABÁ (MT) - O Estado de S.Paulo
    Das cinco hidrovias brasileiras, apenas duas - a Tietê-Paraná e a Madeira-Amazonas - atendem o Centro-Oeste e, juntas, escoam somente 13% da produção agrícola da região. Embora considerem a modalidade de menor custo para o transporte de grãos, os produtores reclamam da distância dos portos, da baixa capacidade dos terminais de transbordo e até da falta de barcos.
    O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, defende a construção da Hidrovia Teles Pires-Tapajós para ligar o norte de Mato Grosso a Santarém, no Pará, criando um novo caminho para a soja chegar ao Atlântico. Para ser navegável, o percurso de 1,6 mil km pelos dois rios precisa de obras que não foram incluídas nem na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
    Pelas contas de Silveira, a soja produzida em Sinop (MT), grande região produtora, que hoje viaja até o Porto de Paranaguá (PR) a um custo de R$ 220 por tonelada de grão, chegaria ao navio a um custo três vezes menor. "O frete mais caro do Brasil passaria a ser um dos mais baratos."
    De acordo com o coordenador-geral de Hidrovias e Portos Interiores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Wilson Izidorio Cruz, embora exista um projeto, não há previsão para a hidrovia se tornar operacional. "É um projeto de longo prazo", acentuou.
   Os investimentos do governo se concentram, segundo ele, nas obras da Hidrovia Tocantins-Araguaia, que atenderá cinco Estados - Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará. "Vamos inaugurar em setembro a eclusa de Tucuruí, necessária para a passagem dos barcos."
    O governo tem interesse na participação de empresas privadas em projetos de hidrovia, a exemplo do que fez, em 1997, o grupo do ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi. Na época, o pai de Blairo, André Maggi, investiu na criação da hidrovia Madeira-Amazonas, hoje controlada pela Hermasa Navegação da Amazônia S.A., do grupo Maggi.
    Em 2009, a hidrovia transportou 3,2 milhões de toneladas de grãos do oeste de Mato Grosso ao porto de Belém. "A distância até o porto para o produtor da região diminuiu em mil quilômetros", disse Blairo. A soja da região de Sapezal segue de caminhão até Porto Velho. No terminal, os grãos vão para as barcaças e navegam 1.056 km pelos Rios Madeira e Amazonas, até o Porto de Itacoatiara, próximo de Manaus. Dali, são levados por outros 1.100 km até o Atlântico.
    Os produtores do sul de Mato Grosso, nordeste de Mato Grosso do Sul, Goiás e oeste de Minas Gerais têm como opção o sistema hidroviário Tietê-Paraná para escoar a produção pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). Com 12 terminais, o sistema é o mais completo do País e movimentou, no ano passado, cerca de 5 milhões de toneladas.
    O terminal de São Simão (GO), no trecho norte, embarcou no ano passado 1,2 milhão de toneladas, basicamente de soja e farelo de soja. O trecho sul, que atinge o lago de Itaipu em Guaíra (PR), movimentou 2,1 milhão. Além do Rio Paraná, integram a hidrovia os rios Paranaíba, até Goiás; Grande, na divisa de São Paulo com Minas; Paranapanema e Tietê, no Estado de São Paulo. Apesar de cortar regiões de alta produção agrícola e mineral, apenas um quarto da capacidade da hidrovia é utilizado. / J.M.T.
Opção econômica
    O transporte hidroviário é cinco vezes mais barato que o rodoviário e três vezes mais econômico que o ferroviário. Enquanto uma carreta carrega até 37 toneladas, uma barcaça leva 20 mil toneladas. O Brasil tem 42 mil quilômetros de vias navegáveis, mas utiliza apenas 8,5 mil quilômetros. 

Comitê de infraestrutura e logística da Codesp discute congestionamento

     Os congestionamentos ocorridos na região do Saboó e as mudanças de trânsito em função das obras da Avenida Perimetral da Margem Direita, entre a Praça da Santa e o Canal 4, serão discutidos na próxima reunião do Comitê de Infraesturtura e Logística do Porto de Santos, amanhã (25.05), a partir das 9h00, no auditório da Presidência da CODESP.
    Quanto aos congestionamentos, a CODESP está convocando para a reunião representantes dos terminais da região, Deicmar, Tecondi, Rodrimar e Termares, para decidir procedimentos operacionais que não comprometam o tráfego.
   As intervenções já programadas no viário entre a Praça da Santa e o Canal 4 serão apresentadas aos representantes dos terminais como alternativa enquanto segue etapa de construção do segundo trecho da Perimetral.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Codesp

Impasse para instalação de terminal

Indefinição de área já fez com que projeto deixe de receber R$ 13 milhões.
    A construção do Terminal Pesqueiro do Recife está condicionada à liberação de uma área ainda não definida para o projeto, que deveria ter saído do papel desde janeiro passado.    Diante deste empecilho, o terminal que custará R$ 20 milhões à União, deixou de receber R$ 13 milhões ano passado e corre o risco de perder o mesmo valor, caso a área não seja logo definida. A princípio, a ideia era instalar o projeto em área do Porto do Recife, mas, segundo o presidente do porto, Sileno Guedes, informou por meio de sua assessoria “as áreas em que o Ministério da Pesca e Aquicultura propõe instalar o terminal confrontam com o Projeto de Revitalização de Áreas Portuárias (Revap), que já teve aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)”.
    Segundo Guedes, o Porto do Recife vai estudar junto ao ministério e definir nova área de instalação do Terminal Pesqueiro. Vale ressaltar que no último dia 05, o secretário Geral de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, José Claudenor Vermohlen, esteve no Recife para participar de uma audiência pública com representantes do setor. O secretário disse que está em negociação com o titular do ministério da Agricultura para tentar conseguir construir o terminal na área localizada nas proximidades do Cais de Santa Rita.
   Na ocasião, Vermohlen falou que o estudo de viabilidade econômica do projeto já foi aprovado, mas é necessário fazer os estudos ambientais para conseguir as licenças e, depois, fazer o projeto executivo. O terminal terá capacidade para receber 25 mil toneladas de pescados diariamente e atender a cerca de 70 mil pessoas que trabalham com pesca no Estado. Com o terminal, os pescadores se livram dos atravessadores que chegam a lucrar 120% em cima do real valor das mercadorias. De acordo com o presidente da Colônia Z-01, Augusto Lima, a cada mês os pescadores perdem mais de seis toneladas de sardinha porque não há área para higienizar e armazenar o produto. 
Fonte: Folha de Pernambuco/JAMILLE COELHO

Notícias logísticas!

Saudações logísticas!
No blog INFOLOGS:  "Hidroanel pode aliviar trânsito em SP"




O destaque no site do Instituto de Logística e Suply Chain (ILOS) é sobre o modal ferroviário: "Governo licita 1,6 mil km de ferrovias "; "Trens podem ficar com 35% do sistema até 2020   "; "Ferrovias brasileiras precisam de investimentos R$ 40 bi, diz estudo do Ipea "


No site "Intelog" : "Indústria ferroviária tem dificuldade para contratar"  e "Indústria Naval contrata"


No blog do professor Felippi também encontramos um post sobre o modal ferroviário:
http://logisticananet.blogspot.com/2010/05/ministerio-do-transporte-estuda-separar.html


Post também muito interessante está no blog: 
http://inboundlogistica.blogspot.com/
Uma ótima explanação sobre eclusas.


Já no blog Universo da logística, há um vídeo sobre a história da logística e mais um material sobre tipos de containers:
http://universodalogistica.wordpress.com/ 


Tenham um excelente dia!