quinta-feira, 2 de setembro de 2010

AULA DE COMÉRCIO EXTERIOR - 01/09

RESUMO DA AULA:
Fatores positivos (incentivadores) para a internacionalização da empresa:
- Nível tecnológico
- Infraestrutura
- Acordos comerciais (integração regional) Mais fácil começar com o Mercosul
- Financiamento
- Barreiras protecionistas (proteção do mercado local)
- Regulamentações de mercado: facilitador quando as exigências são atendidas
Porque internacionalizar?
- Economia de escala
- Regularidade na produção
- Ciclo de vida dos produtos (Aumenta o tempo em que se mantém competitivo)
- Aprimoramento da qualidade
- Incorporação da tecnologia
- Redução da carga tributária (isenção de impostos)
- Novos mercados e clientes
- Novos produtos, design e embalagens
- Diluição de riscos (Maior segurança financeira)
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CONTRATO DE DISTRIBUIÇÃO
1) Volume de produto a ser vendido em determinado período
2) Quais produtos?
3) Preços (Talvez) Depende de demanda e outros fatores
4) Comissão (Se houver)
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- Amostras
- Embalagens
- Pagamentos:
L/C à vista, 30 dd, 60dd, 90dd, 120 dd, etc...
L/C Parcial : mais complexo...
Antecipado: Anotar no campo observações da Proforma. É preciso ter conta no exterior. Só libera após embarque da carga.
CAD: Cash Against Documents: Troca de documento por dinheiro.
Cobrança: É preciso conhecer a empresa // Uma promissória com prazo.
Dicas de sites:

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