segunda-feira, 13 de setembro de 2010

AULA DE QUALIDADE LOGÍSTICA - 09/09

RESUMO DA AULA
Teorias modernas de gestão: Qualidade Total
O TQC, ou Total Quality Control (Controle de Qualidade Total, é um sistema de gestão da qualidade que busca transcender o conceito de qualidade aplicada ao produto. No TQC a qualidade é entendida como a superação das expectativas não apenas do cliente, mas de todos os interessados (stakeholders).
*Sem envolvimento de todas as áreas não existe o TQC
*Envolve todas as áreas em busca do zero defeito
*A origem do TQC remonta ao Japão pós 2ª Guerra Mundial, onde faltava tudo e não podia haver nenhum tipo de desperdício. Os japoneses adotaram desenvolveram a adaptaram as metodologias dos americanos.
* Deming, Juran e Ishikawa iniciaram um grande movimento da qualidade no Japão.
* Na década de 60, o TQC se destacava da prática ocidental por: Ser conduzido por toda a empresa e com envolvimento de todos os empregados; a evolução e o treinamento em qualidade; Os CCQ´s - Círculos de Controle da Qualidade; as auditorias em Controle da Qualidade (Prêmio Deming); as campanhas nacionais de promoção da qualidade.
*TQC, também conhecido, em outros países, por CWQC (Company Wide Quality Control) ou TQM Total Quality Management.
*CEP - Controle Estatístico do Processo - Ferramentas: CP, que define a capacidade do processo; e CPK, que define a kapabilidade do processo (quanto o processo está deslocado do centro).
*Programa 5W e 1S (What?Who?When?Where?Why? e How?) Oque? Quem? Quando? Onde? Por que? Como?

- Para ler mais: "Príncipios básicos de TQC", "Filosofia de gestão", Roteiro de como implantar o TQC numa empresa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário