quinta-feira, 26 de agosto de 2010

AULA DE COMÉRCIO EXTERIOR - 25/08

RESUMO DA AULA:
ØCanais de distribuição (Da apresentação: Exportação - Uma abordagem prática)

üA escolha do canal de distribuição adequado é essencial para o êxito na atividade exportadora.
  Há dois tipos principais de intermediários de vendas no exterior: os agentes e os comerciantes.
üO agente (representante comercial) é uma pessoa física ou jurídica que atua na transferência de bens e serviços, que, sem assumir a titularidade legal sobre os bens comercializados, recebe comissão (C3% sobre o FOB) por sua participação na operação.
üDiversamente, os comerciantes (representante distribuidor) adquirem as mercadorias, isto é, assumem a titularidade e posse legal dos bens comercializados.
ütrading companies (a venda da mercadoria pela empresa produtora para uma trading que atua no mercado interno é equiparada a uma operação de exportação, em termos fiscais);
üempresas comerciais exclusivamente exportadoras;
üempresa comercial que opera no mercado interno e externo.
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- Carta de apresentação da empresa e dos produtos (Histórico da empresa, ramo de atuação, tempo de experiência, Faturamento (indicado em um 2º momento). Se não tiver experiência no comércio exterior, não inventar.
- O agente vai vender o produto, emitir o pedido e receber comissão. Pode ser indicação de um outro exportador, ou através de pesquisa.
- Encaminhar a carta de apresentação da empresa para o agente. Negociar apenas depois de uma visita para conhecer o agente e suas fontes.
- O exportador pode ter mais de um agente, se o mercado comportar.
- A exclusividade do agente, depende de negociação.
- Operação "INDENT" : Venda direta ao cliente, com pagamento de comissão ao agente.

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