quinta-feira, 12 de agosto de 2010

AULA: QUALIDADE LOGÍSTICA - 12/08

RESUMO DA AULA:

- A importância da qualidade nos diversos processos: Uma visão atual que substituiu a preocupação com a qualidade de um produto, para procurar melhorias para a Qualidade de um serviço, de ensino e de vida ...

- Objetivos descritos como essenciais para as empresas:
1º Satisfazer as necessidades do cliente;
2º Aumentar a produtividade;
3º Promover a realização sócio profissional dos trabalhadores.

- A importância da qualidade nos processos de compra (suprimentos, responsável também pela qualificação do fornecedor e as ações sobre não conformidades), de vendas e de logística.

- Melhorias: Começar pelas pequenas coisas, sempre!

- O que é produtividade? 
“Produtividade é minimizar cientificamente o uso de recursos materiais, mão-de-obra, máquinas, equipamentos etc., para reduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de empregados, lutar por aumentos reais de salários e pela melhoria do padrão de vida, no interesse comum do capital, do trabalho e dos consumidores”. (Japan Productivity Center for Social – Economics Development ).

- Como aumentar a produtividade? 
Fazendo mais no mesmo tempo ou fazendo o mesmo em menos tempo. (Das aulas do Professor Lacchia...) 

- Empresas podem ter gerente, chefe, supervisor; mas não não ter um líder!

- É preciso estar envolvido com a satisfação do cliente:
"O que ele quer?, Onde ele quer chegar? O que é qualidade para o cliente?"


Exercício: Identificar outros 2 (dois) exemplos de processos nas empresas e  a relação da qualidade destes processos com a satisfação dos clientes

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