sábado, 14 de agosto de 2010

AULA TRANSPORTE INTERNACIONAL - 13/08

RESUMO DA AULA:

- 90% do transporte internacional é realizado através de containeres.
- Incoterms mais utilizados no transporte marítimo: CFR, CIF e FOB.
- Ex-Work: Utilizado para equipamentos de alto valor (transformadores, hélices,etc) quando o cliente quer evitar riscos de avarias.

- FCL - FULL CONTAINER LOAD: Container fechado/completo, o exportador preenche o container com a sua carga, não precisando de outros exportadores.
- LCL - LESS CONTAINER LOAD: Exportador não possui carga suficiente para preencher o container, embarcará sua carga com outros exportadores, cada um responsável pela sua mercadoria. O exportador entrega a carga unitizada no terminal, o agente de carga é responsável pela estufagem do container e transporte até a área de atracação do navio. Ao chegar ao destino, cada importador será responsável e irá desconsolidar apenas a sua carga.
Obs.: Se o cliente não fechar um container, precisa ser avisado de que sua carga vai ficar aguardando até a consolidação da carga.
- Containeres de 20 e 40 pés, carregam até 25 toneladas, que é o limite para transporte/movimentação do mesmo.
- Dias livres: Começam a contar a partir do dia em que o navio encosta no porto. Dica: negociar o máximo de dias possíveis.
- Navio graneleiro: Entrega no armazém. Depois o importador faz o desembaraço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário